style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: divulgação/
Quase a totalidade das vendas de empresas, tanto de Santa Maria quanto as localizadas a um raio de 200 quilômetros da cidade, não é decorrente de dificuldades financeiras. A falta de um sucessor e as cisões societárias são alguns dos motivos que desencadeiam as decisões dos empreendedores para se desfazer do negócio.
Esse é o panorama, de acordo com o diretor administrativo Rodinei Cáceres Ferrari Mello, responsável pela Ferrari Mello Empresas, que faz a intermediação dos negócios envolvendo a compra e venda de empresas, e Ferrari Mello Imóveis Urbanos. O empresário é o entrevistado do programa Conexão Empresarial deste sábado, a partir das 9h30min, na TV Diário (canais 26 e 526 da Net).
No caso de Santa Maria, segundo Mello, há também o fato do elevado número de funcionários públicos e militares que, ao serem transferidos, decidem pela comercialização do seu negócio.
VANTAGENS
- Comprando uma empresa que já existe, já pegas o mercado testado, colaboradores já treinados. Quanto aos fornecedores, você já sabe quais os que deram certo e os que não deram, se o ponto comercial é o ideal ou não, mas já existe um histórico. Alvarás, licenças, tudo já existe. Entras no negócio e o negócio está andando. Compras hoje, amanhã está entrando dinheiro no caixa. Diferentemente do que se fosse abrir um negócio do zero - explica Mello.
Caixa paga hoje Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 5
De acordo com ele, na metade de março, havia aproximadamente 120 empresas para serem comercializadas na região. Porém, esse número não é em função da pandemia.
De acordo com Mello, cerca de 95% das empresas à venda em sua empresa estão em um panorama positivo economicamente.
- Às vezes, as empresas precisam crescer, porque existem muitos grupos, mercados, farmácias, por exemplo, que são muitas redes. Se você tem um empreendimento nesse setor, ou você diminui de tamanho ou você cresce a ponto de virar uma concorrência para esse. E, às vezes, o empresário não quer ou não tem caixa para isso. Então, é um motivo que se coloca à venda - explica Mello.
Com as empresas seguindo em atividade, entre 2020 e 2021, mais de 300 oportunidades de trabalho foram mantidas seja por fusão, aquisição e vendas na cidade, segundo Mello.